O Festival de Gastronomia Caiçara foi idealizado para prestigiar a
identidade, promover o turismo regional e difundir a Cultura Caiçara.
A tradicional culinária caiçara foi celebrada entre os 15 a 24 de julho, no Festival de Gastronomia Caiçara. Em sua segunda edição, o evento exaltou a Cambira, prato que tem como data comemorativa, no município de Pontal do Paraná, o dia 18 de julho.
Patrimônio da cozinha brasileira, a Cambira é originalmente preparada com peixe seco e defumado, acompanhada da banana e pirão. Há mais de 300 anos, os portugueses introduziram o sal na região, que passou a ser utilizado na conservação do peixe – especialmente da Tainha que é abundante no litoral do Paraná. O nome (Cambira) remete ao cipó muito presente no litoral, conhecido por sua flor de cor roxa, que era a base do varal usado para a defumação. Uma vez seco, o peixe vai para a panela de barro com água e especiarias (tomate, pimentão, coentro, pimenta e bananas), e vira um caldo grosso. Ele é servido com pirão, salada e arroz.
Visite Pontal do Paraná para saborear essa e outras delícias caiçaras.
Acesse aqui o edital de chamamento público
Regulamento do Festival
ATENÇÃO! ESTE EVENTO OCORRERÁ DENTRO DOS PRÓPRIOS ESTABELECIMENTOS INSCRITOS E NÃO IMPLICARÁ EM QUALQUER ALTERAÇÃO NO SEU FUNCIONAMENTO, SEJA NOS DIAS, HORÁRIOS OU MODO DE OPERAÇÃO.
A 2ª (segunda) edição do “Festival de Gastronomia Caiçara” será realizada entre os dias 15 de julho e 24 de julho de 2022. A realização é uma iniciativa do Município de Pontal do Paraná, com o apoio de outras instituições.
QUEM PODE PARTICIPAR
Poderá participar do evento, qualquer estabelecimento que atue no segmento de Gastronomia, que esteja legalmente estabelecido no território de Pontal do Paraná e que cumpra com as exigências especificadas no item “5” deste edital.
O Festival ocorrerá nas dependências dos próprios estabelecimentos (restaurantes, lanchonetes, bares, bistrôs…).
– Todos os inscritos deverão cumprir o estabelecido pelos decretos vigentes no período, quanto aos limites de ocupação e medidas de segurança referentes à pandemia do Covid -19.
1- REQUISITOS PARA A PARTICIPAÇÃO
“PONTAL CONVIDA E CAPACITA!”
Os interessados poderão optar por inscrever-se somente para participação no “Festival de Gastronomia Caiçara” ou para participação no Festival e no “Concurso de Gastronomia Caiçara”.
Para se inscrever, será necessário cumprir alguns requisitos de documentação e qualificação, porém a organização do evento está oferecendo, através de parcerias, todas as facilidades para que os interessados consigam cumprir as exigências deste chamamento. Garantindo que todos os interessados possam apresentar a documentação necessária em tempo hábil e sem dificuldades.
É vedada a inscrição NO CONCURSO de: Servidores públicos ou empregados públicos municipais, agentes políticos ou ocupantes de cargo em comissão que tenham vínculos diretos de parentesco com os funcionários da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento ou com os componentes da comissão julgadora.
Para efeito de participação no “Festival Gastronomia Caiçara”, considera-se apto o estabelecimento comercial que atender às seguintes características:
- Estar localizado no município de Pontal do Paraná;
- Possuir CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;
- Ter alvará de funcionamento vigente ou protocolo da solicitação de renovação.
- Estar cadastrado ou com protocolo de solicitação no CADASTUR;
O CADASTRO É SIMPLES E GRATUITO! É só acessar https://cadastur.turismo.gov.br/
O Cadastur é o sistema de cadastro executado pelo Ministério do Turismo para pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo e garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista.
Estes dois links são de vídeos curtos contendo informações sobre o CADASTUR e como se cadastrar.
https://www.youtube.com/watch?v=xmdrqG7QciQ https://www.youtube.com/watch?v=3gh6PJVe59g
Se ainda restarem dúvidas ou se houver a necessidade de assessoria para a realização do cadastro, é só entrar em contato com a Patrícia na ADETUR Litoral, através do telefone (41) 98759-1636 (WhatsApp) ou e-mail comercial@adeturlitoral.com.br
- Possuir o Selo de Turismo Responsável do Ministério do Turismo ou protocolo de solicitação;
– O Ministério do Turismo lançou o selo Turismo Responsável, um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19. Para ter acesso ao selo, as empresas e guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no CADASTUR (item “d”).
Para saber mais, acesse: http://antigo.turismo.gov.br/seloresponsavel/
Se ainda restarem dúvidas ou se houver a necessidade de assessoria para a realização do cadastro, é só entrar em contato com a Patrícia na ADETUR Litoral, através do telefone (41) 98759-1636 (WhatsApp) ou e-mail comercial@adeturlitoral.com.br
- Apresentar comprovação de participação em eventos (cursos, palestras…) de “boas práticas em manipulação de alimentos”, nos últimos dois anos ou inscrição em cursos que findarão antes do início do Festival.
- Comprovar participação ou inscrição em capacitação na área de “Qualidade no Atendimento” a ser concluída antes do início do Festival.
Obs. 1 – A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO DISPONIBILIZARÁ OS CURSOS GRATUITAMENTE aos interessados. As qualificações serão realizadas à distância em horários acessíveis. As informações estarão disponíveis no link: https://gastronomiacaicara.com.br
Obs. 2 – Orientamos a todos os comerciantes a imprimir o Selo Turismo Responsável e o CADASTUR e deixar visível em seu estabelecimento
INSCRIÇÕES
- a) Para o Festival de Gastronomia Caiçara:
Os inscritos no Festival, terão o seu estabelecimento e prato divulgados antes e durante o evento.
– Para participar do Festival, os estabelecimentos podem optar entre servir os pratos do seu dia a dia com a inclusão de frutos do mar.
- b) Para o “Concurso de Gastronomia Caiçara”
Os inscritos no “Festival de Gastronomia Caiçara” poderão optar pela participação no “Concurso de Gastronomia Caiçara”. Para tanto, basta que no ato da inscrição, assinalem a opção “desejo participar do concurso” indicando em quais categorias pretende concorrer.
O concurso foi elaborado para exaltar o nosso prato típico, a “CAMBIRA” e enaltecer a cultura e tradições locais, portanto todas as categorias deverão conter a cambira como ingrediente conforme descrito abaixo
– Categorias:
Os interessados no concurso poderão optar por participar em uma ou mais categorias, devendo informar no ato da inscrição. As categorias serão as seguintes:
Categoria 1– Melhor Cambira Tradicional; (receita com o peixe salgado / defumado, pirão e banana- história do prato, receita e vídeo aula disponíveis no link https://gastronomiacaicara.com.br
Categoria 2 – Melhor PF (Prato Feito) Caiçara com Cambira
O prato deverá conter frutos do mar e alguma referência à cambira. (pirão de cambira, salada de cambira, bolinho de cambira, feijão com cambira…)
Categoria 3- Melhor Petisco Caiçara (releitura da cambira)
Os petiscos deverão ser à base de cambira como por ex: pastéis de cambira, tortas de cambira, bolinhos de cambira, saladas de cambira, coxinhas de cambira, empadão de cambira e outros, de acordo com a criatividade de cada um.
Obs: para as categorias 2 e 3, entenda-se “Cambira” como o peixe salgado/defumado com ou sem os acompanhamentos (molho, pirão, banana…)
– Forma de inscrição
As inscrições acontecerão de forma eletrônica através do preenchimento do formulário de inscrição a disposição no link: https://gastronomiacaicara.com.br ou preenchendo o formulário https://forms.gle/x1nJXqkSqRPZw8ht5 e envio da documentação exigida que poderá ser anexada ao próprio formulário ou, em caso de dificuldades ser enviados para o e-mail: gastronomiapontalpr@gmail.com.
– Prazo de inscrição
As inscrições acontecerão de 21 de junho de 2022 até 30 de junho de 2022 e poderão ser prorrogadas à critério da comissão organizadora.
CONCURSO
A Comissão Julgadora atribuirá notas seguindo aos critérios abaixo:
- a) Originalidade;
- b) Sabor;
- c) Apresentação;
- d) Atendimento.
Cada quesito será avaliado e receberá notas de 1 a 5 (um a cinco).
Haverá pontuação atribuída pelo “Cliente oculto” que avaliará também, o quesito “d” atendimento.
Obs: OS CONCORRENTES DEVERÃO FORNECER GRATUITAMENTE OS PRATOS PARA A DEGUSTAÇÃO DA COMISSÃO JULGADORA, QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS EM LOCAL E HORÁRIO A SEREM DEFINIDOS.
Critérios de desempate:
1º – Maior nota no quesito “d”- Atendimento.
2º – Maior nota no quesito “b”- Sabor.
5- VAGAS
- “Festival de Gastronomia Caiçara” :
As vagas para participação no Festival serão ilimitadas, ou seja, poderão participar todos os inscritos dentro do prazo estipulado por este regulamento.
- “Concurso de Gastronomia Caiçara”
– As vagas para participação no concurso serão ilimitadas, ou seja, poderão participar todos os inscritos dentro do prazo estipulado por este regulamento.
– As vagas Inscrições serão confirmadas após a análise documental.
- SETORES
No ato da inscrição, os participantes do “Concurso de Gastronomia Caiçara”, deverão informar a qual setor pertencem de acordo com a relação abaixo:
SETOR 1 | Monções, Praia de Leste e demais balneários até a divisa com Santa Terezinha e divisa com a Comunidade do Guaraguaçu. |
SETOR 2 | Santa Terezinha e demais balneários até a divisa com Ipanema. |
SETOR 3 | Ipanema, Grajaú e demais balneários até a divisa com Shangri-lá. |
SETOR 4 | Shangri-lá e demais balneários até a divisa com Pontal do Sul |
SETOR 5 | Região de Pontal do Sul ( Ponta do Poço, Pontal II, Jd Marines e demais localidades) e comunidade do Maciel. |
SETOR 6 | Comunidade do Guaraguaçu e Colônias Pereira e Maria Luiza. |
Obs: Serão consideradas “divisas” os totens de identificação de cada balneário.
- Premiação
Serão premiados os vencedores de cada categoria, conforme segue
CATEGORIAS | PREMIAÇÃO |
Categoria 1- Melhor Cambira Tradicional; | PRATO DECORATIVO + BRINDES |
Categoria 2 – Melhor PF (Prato Feito) Caiçara | PRATO DECORATIVO + BRINDES |
Categoria 4- Melhor Petisco Caiçara (releitura da cambira) | PRATO DECORATIVO + BRINDES |
OBS: A data para entrega da premiação, será repassada posteriormente aos vencedores.
- PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA E VEICULAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
Todos os inscritos concordam em receber a equipe de fotógrafos e jornalistas responsáveis pela produção de imagens dos pratos a serem ofertados, mediante agendamento. As Imagens irão compor o site do “Festival de Gastronomia Caiçara. A visita do fotógrafo e/ou do jornalista será feita somente uma vez, em função da logística. Caso o estabelecimento não possa receber a equipe para a produção das fotos, não serão aceitas, fotos que fujam ao padrão estabelecido pelo evento.
Os estabelecimentos de gastronomia precisam estar com o prato pronto a ser fotografado, ou seja, não haverá tempo hábil para que equipe de produção aguarde a produção do mesmo.
Todos os estabelecimentos inscritos concordam em autorizar o uso do seu nome, imagem e som de voz em quaisquer meios necessários para a divulgação do prato redes sociais, sites e demais veículos de comunicação antes, durante e após o festival e posterior utilização em projetos para a divulgação da gastronomia local, sem nenhum ônus adicional a Prefeitura de Pontal do Paraná e a ADETUR LITORAL.
- DISPOSIÇÕES FINAIS
a) Ocorrendo motivo de força maior que o justifique e mediante ampla e prévia divulgação aos interessados, os organizadores deste concurso reservam-se o direito de modificar os critérios de participação, bem como de fazer eventuais alterações que venham a ser necessárias à execução do projeto “Festival de Gastronomia Caiçara” e “Concurso de Gastronomia Caiçara” mantendo-se os direitos adquiridos pelos participantes até então.
b) Os organizadores deste evento reservam-se ainda o direito de, a qualquer momento, encerrar ou prorrogar o projeto “Festival de Gastronomia Caiçara”, mediante aviso prévio e coletivo aos participantes devido as condições sanitárias da época ou decretos vigentes.
c) As dúvidas e omissões não previstas neste Regulamento serão julgadas pela Comissão Organizadora.
d) A participação no “Festival de Gastronomia Caiçara” caracteriza a aceitação total e irrestrita e o reconhecimento integral dos termos e condições deste regulamento, não cabendo aos participantes qualquer tipo de recurso, e serve como declaração de que o estabelecimento inscrito ou seu responsável não tenha qualquer embargo fiscal, legal ou outro que o impeça de receber e/ou usufruir os benefícios eventualmente concedidos.
e) No caso de não cumprimento das normas estipuladas no regulamento, caberá à comissão organizadora, tomar todas as medidas cabíveis para resguardar os interesses do concurso.
f) O gerenciamento de resíduos também deve ser observado, ou seja, o lixo produzido deverá ser devidamente descartado.
g) A organização do concurso não se responsabiliza pela não leitura, por parte dos participantes, das informações contidas nos itens anteriores, não sendo o desconhecimento da classificação ou da convocação argumento aceito como razão de apelação ou recurso.
Inscreva-se
– Prazo de inscrição
As inscrições acontecerão de 21 de junho de 2022 até 30 de junho de 2022 e poderão ser prorrogadas à critério da comissão organizadora.
Para efetuar sua inscrição clique aqui:
https://forms.gle/x1nJXqkSqRPZw8ht5
Cursos e Capacitações
Com o apoio do SEBRAE, os participantes inscritos no festival terão cursos e capacitações disponíveis.
Vencedores do Concurso 2022
Categoria Cambira Tradicional
Vencedor – Simples Gastro Bar
Categoria PF Caiçara
Vencedor – O Braseiro
Categoria Petsico Caiçara
Vencedor – Boguitus
Categoria Cambira Tradicional
Segundo Lugar – Ipanema Beach
Categoria PF Caiçara
Segundo Lugar – Ipanema Beach
Categoria Petsico Caiçara
Segundo Lugar – Simples Gastro Bar
Vencedores do Concurso 2021
Categoria Cambira Tradicional
Vencedor – Café Caiçara
Categoria PF Caiçara
Vencedor – Café Caiçara
Categoria Petsico Caiçara
Vencedor – Sabor Brasileiro
Ser Caiçara
Do Tupi-Guarani, caá-içara são as estacas colocadas em torno das tabas ou aldeias, e o curral feito de galhos de árvores fincados na água para cercar o peixe.
Por definição histórica, denominam-se caiçara as comunidades que se desenvolvem entre o litoral paranaense e o sul fluminense e, por sua vez, mantêm se fisicamente isoladas do planalto pela Mata Atlântica.
Mas o termo “caiçara” não define somente aquele que tradicionalmente habita o litoral. Vai muito além. Contempla os hábitos de um povo surgido da miscigenação entre índios, brancos e negros, revela os costumes da pesca, do extrativismo, da caça e da agricultura praticada entre famílias.
O universo caiçara abrange a culinária, religiosidade, saberes econômicos e artísticos de uma comunidade que sempre respeitou o tempo e os ciclos da natureza.
Personagens Caiçaras
Em breve histórias sobre a Cultura Caiçara
Base Comunitária
Cambira
O peixe utilizado, é a tainha (Mugil brasiliensis), abundante em nossas águas, que depois de salgada, é seca ao sol durante o dia e recolhida à noite para dentro das casas, onde é defumada, graças ao calor do fogão de lenha.
A receita mistura o sabor do peixe seco e defumado com a banana-da-terra.
A Cambira é um prato típico de Pontal do Paraná, à base de filé de peixe salgado – os portugueses introduziram o sal na região, o que possibilitou a conservação do peixe.
O nome remete a um cipó abundante no litoral, conhecido por sua flor de cor roxa, que era a base de um varal usado para a defumação.
Uma vez seco, o peixe vai para a panela de barro com água e especiarias (tomate, pimentão, coentro, pimenta e bananas), e vira um caldo grosso. É servido com pirão, salada e arroz.
Fornecedores de Cambira
Banca da Edna
41-99868-9632
Banca da Teka
41-99719-2154
41-99515-5868
Lene
41-9907-2774
Zé do Zuca
41-3457-5103
41-99804-4456
Karen Pontal
41-99915-5202
Como Preparar a Cambira