O Festival de Gastronomia Caiçara foi idealizado para prestigiar a
identidade, promover o turismo regional e difundir a Cultura Caiçara.

A tradicional culinária caiçara foi celebrada entre os 15 a 24 de julho, no Festival de Gastronomia Caiçara. Em sua segunda edição, o evento exaltou a Cambira, prato que tem como data comemorativa, no município de Pontal do Paraná, o dia 18 de julho.

Patrimônio da cozinha brasileira, a Cambira é originalmente preparada com peixe seco e defumado, acompanhada da banana e pirão. Há mais de 300 anos, os portugueses introduziram o sal na região, que passou a ser utilizado na conservação do peixe – especialmente da Tainha que é abundante no litoral do Paraná. O nome (Cambira) remete ao cipó muito presente no litoral, conhecido por sua flor de cor roxa, que era a base do varal usado para a defumação. Uma vez seco, o peixe vai para a panela de barro com água e especiarias (tomate, pimentão, coentro, pimenta e bananas), e vira um caldo grosso. Ele é servido com pirão, salada e arroz.
Visite Pontal do Paraná para saborear essa e outras delícias caiçaras.

Acesse aqui o edital de chamamento público

Regulamento do Festival

ATENÇÃO! ESTE EVENTO OCORRERÁ DENTRO DOS PRÓPRIOS ESTABELECIMENTOS INSCRITOS E NÃO IMPLICARÁ EM QUALQUER ALTERAÇÃO NO SEU FUNCIONAMENTO, SEJA NOS DIAS, HORÁRIOS OU MODO DE OPERAÇÃO.

A 2ª (segunda) edição do “Festival de Gastronomia Caiçara” será realizada entre os dias 15 de julho e 24 de julho de 2022. A realização é uma iniciativa do Município de Pontal do Paraná, com o apoio de outras instituições.

QUEM PODE PARTICIPAR

Poderá participar do evento, qualquer estabelecimento que atue no segmento de Gastronomia, que esteja legalmente estabelecido no território de Pontal do Paraná e que cumpra com as exigências especificadas no item “5” deste edital.

O Festival ocorrerá nas dependências dos próprios estabelecimentos (restaurantes, lanchonetes, bares, bistrôs…).

– Todos os inscritos deverão cumprir o estabelecido pelos decretos vigentes no período, quanto aos limites de ocupação e medidas de segurança referentes à pandemia do Covid -19.

1- REQUISITOS PARA A PARTICIPAÇÃO

“PONTAL CONVIDA E CAPACITA!”

Os interessados poderão optar por inscrever-se somente para participação no “Festival de Gastronomia Caiçara” ou para participação no Festival e no “Concurso de Gastronomia Caiçara”.

Para se inscrever, será necessário cumprir alguns requisitos de documentação e qualificação, porém a organização do evento está oferecendo, através de parcerias, todas as facilidades para que os interessados consigam cumprir as exigências deste chamamento. Garantindo que todos os interessados possam apresentar a documentação necessária em tempo hábil e sem dificuldades.

É vedada a inscrição NO CONCURSO de: Servidores públicos ou empregados públicos municipais, agentes políticos ou ocupantes de cargo em comissão que tenham vínculos diretos de parentesco com os funcionários da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento ou com os componentes da comissão julgadora.

Para efeito de participação no “Festival Gastronomia Caiçara”, considera-se apto o estabelecimento comercial que atender às seguintes características:

  1. Estar localizado no município de Pontal do Paraná;
  2. Possuir CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;
  3. Ter alvará de funcionamento vigente ou protocolo da solicitação de renovação.
  4. Estar cadastrado ou com protocolo de solicitação no CADASTUR;

O CADASTRO É SIMPLES E GRATUITO! É só acessar https://cadastur.turismo.gov.br/

O Cadastur é o sistema de cadastro executado pelo Ministério do Turismo para pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo e garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista.

Estes dois links são de vídeos curtos contendo informações sobre o CADASTUR e como se cadastrar.

https://www.youtube.com/watch?v=xmdrqG7QciQ     https://www.youtube.com/watch?v=3gh6PJVe59g

Se ainda restarem dúvidas ou se houver a necessidade de assessoria para a realização do cadastro, é só entrar em contato com a Patrícia na ADETUR Litoral, através do telefone (41) 98759-1636 (WhatsApp) ou e-mail comercial@adeturlitoral.com.br

  1. Possuir o Selo de Turismo Responsável do Ministério do Turismo ou protocolo de solicitação;

– O Ministério do Turismo lançou o selo Turismo Responsável, um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19. Para ter acesso ao selo, as empresas e guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no CADASTUR (item “d”).

Para saber mais, acesse:  http://antigo.turismo.gov.br/seloresponsavel/

Se ainda restarem dúvidas ou se houver a necessidade de assessoria para a realização do cadastro, é só entrar em contato com a Patrícia na ADETUR Litoral, através do telefone (41) 98759-1636 (WhatsApp) ou e-mail comercial@adeturlitoral.com.br

  1. Apresentar comprovação de participação em eventos (cursos, palestras…) de “boas práticas em manipulação de alimentos”, nos últimos dois anos ou inscrição em cursos que findarão antes do início do Festival.
  2. Comprovar participação ou inscrição em capacitação na área de “Qualidade no Atendimento” a ser concluída antes do início do Festival.

Obs. 1 – A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO DISPONIBILIZARÁ OS CURSOS GRATUITAMENTE aos interessados. As qualificações serão realizadas à distância em horários acessíveis. As informações estarão disponíveis no link: https://gastronomiacaicara.com.br

Obs.  2 – Orientamos a todos os comerciantes a imprimir o Selo Turismo Responsável e o CADASTUR e deixar visível em seu estabelecimento

 INSCRIÇÕES

  1. a) Para o Festival de Gastronomia Caiçara:

Os inscritos no Festival, terão o seu estabelecimento e prato divulgados antes e durante o evento.

– Para participar do Festival, os estabelecimentos podem optar entre servir os pratos do seu dia a dia com a inclusão de frutos do mar.

  1. b) Para o “Concurso de Gastronomia Caiçara”

Os inscritos no “Festival de Gastronomia Caiçara” poderão optar pela participação no “Concurso de Gastronomia Caiçara”. Para tanto, basta que no ato da inscrição, assinalem a opção “desejo participar do concurso” indicando em quais categorias pretende concorrer.

O concurso foi elaborado para exaltar o nosso prato típico, a “CAMBIRA” e enaltecer a cultura e tradições locais, portanto todas as categorias deverão conter a cambira como ingrediente conforme descrito abaixo

– Categorias:

Os interessados no concurso poderão optar por participar em uma ou mais categorias, devendo informar no ato da inscrição.  As categorias serão as seguintes:

Categoria 1– Melhor Cambira Tradicional; (receita com o peixe salgado / defumado, pirão e banana- história do prato, receita e vídeo aula disponíveis no link https://gastronomiacaicara.com.br

Categoria 2 – Melhor PF (Prato Feito) Caiçara com Cambira

O prato deverá conter frutos do mar e alguma referência à cambira. (pirão de cambira, salada de cambira, bolinho de cambira, feijão com cambira…)

Categoria 3- Melhor Petisco Caiçara (releitura da cambira)

Os petiscos deverão ser à base de cambira como por ex: pastéis de cambira, tortas de cambira, bolinhos de cambira, saladas de cambira, coxinhas de cambira, empadão de cambira e outros, de acordo com a criatividade de cada um.

Obs: para as categorias 2 e 3, entenda-se “Cambira” como o peixe salgado/defumado com ou sem os acompanhamentos (molho, pirão, banana…)

– Forma de inscrição

As inscrições acontecerão de forma eletrônica através do preenchimento do formulário de inscrição a disposição no link: https://gastronomiacaicara.com.br ou preenchendo o formulário https://forms.gle/x1nJXqkSqRPZw8ht5 e envio da documentação exigida que poderá ser anexada ao próprio formulário ou, em caso de dificuldades ser enviados  para o e-mail:  gastronomiapontalpr@gmail.com

– Prazo de inscrição

As inscrições acontecerão de 21 de junho de 2022 até 30 de junho de 2022 e poderão ser prorrogadas à critério da comissão organizadora.

CONCURSO

A Comissão Julgadora atribuirá notas seguindo aos critérios abaixo:

  1. a) Originalidade;
  2. b) Sabor;
  3. c) Apresentação;
  4. d) Atendimento.

Cada quesito será avaliado e receberá notas de 1 a 5 (um a cinco).

Haverá pontuação atribuída pelo “Cliente oculto” que avaliará também, o quesito “d” atendimento.

Obs: OS CONCORRENTES DEVERÃO FORNECER GRATUITAMENTE OS PRATOS PARA A DEGUSTAÇÃO DA COMISSÃO JULGADORA, QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS  EM LOCAL E HORÁRIO A SEREM DEFINIDOS.

Critérios de desempate:

1º –  Maior nota no quesito “d”- Atendimento.

2º – Maior nota no quesito “b”- Sabor.

5- VAGAS

  1. Festival de Gastronomia Caiçara” :

As vagas para participação no Festival serão ilimitadas, ou seja, poderão participar todos os inscritos dentro do prazo estipulado por este regulamento.

  1. “Concurso de Gastronomia Caiçara”

– As vagas para participação no concurso serão ilimitadas, ou seja, poderão participar todos os inscritos dentro do prazo estipulado por este regulamento.

–  As vagas Inscrições serão confirmadas após a análise documental.

  • SETORES

No ato da inscrição, os participantes do “Concurso de Gastronomia Caiçara”, deverão informar a qual setor pertencem de acordo com a relação abaixo:

SETOR 1 Monções, Praia de Leste e demais balneários até a divisa com Santa Terezinha e divisa com a Comunidade do Guaraguaçu.
SETOR 2 Santa Terezinha e demais balneários até a divisa com Ipanema.
SETOR 3 Ipanema, Grajaú e demais balneários até a divisa com Shangri-lá.
SETOR 4 Shangri-lá e demais balneários até a divisa com Pontal do Sul
SETOR 5 Região de Pontal do Sul ( Ponta do Poço, Pontal II, Jd Marines e demais localidades) e comunidade do Maciel.
SETOR 6 Comunidade do Guaraguaçu e Colônias Pereira e Maria Luiza.

 

Obs:  Serão consideradas “divisas” os totens de identificação de cada balneário.

  • Premiação

Serão premiados os vencedores de cada categoria, conforme segue

CATEGORIAS PREMIAÇÃO
Categoria 1- Melhor Cambira Tradicional; PRATO DECORATIVO + BRINDES
Categoria 2 – Melhor PF (Prato Feito) Caiçara PRATO DECORATIVO + BRINDES
Categoria 4- Melhor Petisco Caiçara (releitura da cambira) PRATO DECORATIVO + BRINDES

OBS: A data para entrega da premiação, será repassada posteriormente aos vencedores.

  • PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA E VEICULAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

Todos os inscritos concordam em receber a equipe de fotógrafos e jornalistas responsáveis pela produção de imagens dos pratos a serem ofertados, mediante agendamento. As Imagens irão compor o site do “Festival de Gastronomia Caiçara. A visita do fotógrafo e/ou do jornalista será feita somente uma vez, em função da logística.  Caso o estabelecimento não possa receber a equipe para a produção das fotos, não serão aceitas, fotos que fujam ao padrão estabelecido pelo evento.

Os estabelecimentos de gastronomia precisam estar com o prato pronto a ser fotografado, ou seja, não haverá tempo hábil para que equipe de produção aguarde a produção do mesmo.

Todos os estabelecimentos inscritos concordam em autorizar o uso do seu nome, imagem e som de voz em quaisquer meios necessários para a divulgação do prato redes sociais, sites e demais veículos de comunicação antes, durante e após o festival e posterior utilização em projetos para a divulgação da gastronomia local, sem nenhum ônus adicional a Prefeitura de Pontal do Paraná e a ADETUR LITORAL.

 

  • DISPOSIÇÕES FINAIS
    a) Ocorrendo motivo de força maior que o justifique e mediante ampla e prévia divulgação aos interessados, os organizadores deste concurso reservam-se o direito de modificar os critérios de participação, bem como de fazer eventuais alterações que venham a ser necessárias à execução do projeto “Festival de Gastronomia Caiçara” e “Concurso de Gastronomia Caiçara” mantendo-se os direitos adquiridos pelos participantes até então.
    b) Os organizadores deste evento reservam-se ainda o direito de, a qualquer momento, encerrar ou prorrogar o projeto “Festival de Gastronomia Caiçara”, mediante aviso prévio e coletivo aos participantes devido as condições sanitárias da época ou decretos vigentes.
    c) As dúvidas e omissões não previstas neste Regulamento serão julgadas pela Comissão Organizadora.
    d) A participação no “Festival de Gastronomia Caiçara” caracteriza a aceitação total e irrestrita e o reconhecimento integral dos termos e condições deste regulamento, não cabendo aos participantes qualquer tipo de recurso, e serve como declaração de que o estabelecimento inscrito ou seu responsável não tenha qualquer embargo fiscal, legal ou outro que o impeça de receber e/ou usufruir os benefícios eventualmente concedidos.
    e) No caso de não cumprimento das normas estipuladas no regulamento, caberá à comissão organizadora, tomar todas as medidas cabíveis para resguardar os interesses do concurso.
    f) O gerenciamento de resíduos também deve ser observado, ou seja, o lixo produzido deverá ser devidamente descartado.
    g) A organização do concurso não se responsabiliza pela não leitura, por parte dos participantes, das informações contidas nos itens anteriores, não sendo o desconhecimento da classificação ou da convocação argumento aceito como razão de apelação ou recurso.
Inscreva-se

– Prazo de inscrição

As inscrições acontecerão de 21 de junho de 2022 até 30 de junho de 2022 e poderão ser prorrogadas à critério da comissão organizadora.

Para efetuar sua inscrição clique aqui:

 https://forms.gle/x1nJXqkSqRPZw8ht5 

 

Cursos e Capacitações

Com o apoio do SEBRAE, os participantes inscritos no festival terão cursos e capacitações disponíveis.

Vencedores do Concurso 2022

Categoria Cambira Tradicional
Vencedor – Simples Gastro Bar

Categoria PF Caiçara
Vencedor – O Braseiro

Categoria Petsico Caiçara
Vencedor – Boguitus

Categoria Cambira Tradicional
Segundo Lugar – Ipanema Beach

Categoria PF Caiçara
Segundo Lugar – Ipanema Beach

Categoria Petsico Caiçara
Segundo Lugar – Simples Gastro Bar

Vencedores do Concurso 2021

Categoria Cambira Tradicional
Vencedor – Café Caiçara

Categoria PF Caiçara
Vencedor – Café Caiçara

Categoria Petsico Caiçara
Vencedor – Sabor Brasileiro

Ser Caiçara

Do Tupi-Guarani, caá-içara são as estacas colocadas em torno das tabas ou aldeias, e o curral feito de galhos de árvores fincados na água para cercar o peixe.

Por definição histórica, denominam-se caiçara as comunidades que se desenvolvem entre o litoral paranaense e o sul fluminense e, por sua vez, mantêm se fisicamente isoladas do planalto pela Mata Atlântica.

Mas o termo “caiçara” não define somente aquele que tradicionalmente habita o litoral. Vai muito além. Contempla os hábitos de um povo surgido da miscigenação entre índios, brancos e negros, revela os costumes da pesca, do extrativismo, da caça e da agricultura praticada entre famílias.

O universo caiçara abrange a culinária, religiosidade, saberes econômicos e artísticos de uma comunidade que sempre respeitou o tempo e os ciclos da natureza.

Personagens Caiçaras

Em breve histórias sobre a Cultura Caiçara

Base Comunitária

Cambira

O peixe utilizado, é a tainha (Mugil brasiliensis), abundante em nossas águas, que depois de salgada, é seca ao sol durante o dia e recolhida à noite para dentro das casas, onde é defumada, graças ao calor do fogão de lenha.

A receita mistura o sabor do peixe seco e defumado com a banana-da-terra.

A Cambira é um prato típico de Pontal do Paraná, à base de filé de peixe salgado – os portugueses introduziram o sal na região, o que possibilitou a conservação do peixe.

O nome remete a um cipó abundante no litoral, conhecido por sua flor de cor roxa, que era a base de um varal usado para a defumação.

Uma vez seco, o peixe vai para a panela de barro com água e especiarias (tomate, pimentão, coentro, pimenta e bananas), e vira um caldo grosso. É servido com pirão, salada e arroz.

 

Fornecedores de Cambira

Banca da Edna
41-99868-9632

Banca da Teka
41-99719-2154
41-99515-5868

Lene
41-9907-2774

Zé do Zuca
41-3457-5103
41-99804-4456

Karen Pontal
41-99915-5202

Como Preparar a Cambira