Restaurantes de Pontal são premiados em concurso gastronômico do 3º Festival de Gastronomia Caiçara.

Peixe seco e defumado, acompanhado de banana e pirão. A combinação que parece simples pode ganhar variações requintadas conforme o talento de quem prepara a cambira, prato tradicional da culinária caiçara, cultuado e apreciado principalmente em Pontal do Paraná, cidade que tem até um dia dedicado à iguaria, o 18 de julho.

De sabor único, a cambira foi a estrela principal de um concurso gastronômico realizado durante o 3º Festival de Gastronomia Caiçara, realizado em Pontal de 1º a 31 de julho. O festival contou com 29 restaurantes participantes e 53 pratos diferentes. Entre eles, 13 estabelecimentos disputaram o concurso gastronômico e 25 pratos foram inscritos nas três categorias: Petisco Caiçara, PF Caiçara e Cambira Tradicional.

A solenidade de premiação do concurso gastronômico reuniu chefs, donos de restaurantes e apreciadores da culinária caiçara na noite de 3 de agosto, na Pousada Paraíso do Sul, no balneário Shangri-lá. No total, foram entregues oito pratos-troféu alusivos ao concurso, e alguns estabelecimentos ganharam mais de um. A cada ano, a cambira atrai cada vez mais a curiosidade – e o paladar – de quem visita Pontal.

MAIS TURISTAS

O prefeito Rudisney Gimenes Filho (Rudão) se esforça em adotar ações que resultem na atração de mais turistas, principalmente na baixa temporada. A realização do festival e do concurso durante o inverno, período que coincide com férias escolares, integra uma agenda que teve mais de 20 eventos na cidade somente em julho, a maioria ligados ao turismo.

“A cada festival aumentamos o número de participantes, melhoramos a criatividade e a qualidade dos pratos, fazendo Pontal se tornar referência gastronômica no litoral do Paraná. Quando há união da Prefeitura com os comerciantes a parceria sempre é de sucesso”, disse o prefeito Rudão durante a solenidade de premiação. Ele também destacou o turismo como vocação natural de Pontal, que tem movimento consolidado durante o verão e vai atraindo cada vez mais público também durante o inverno.

BOM PRATO E BOM ATENDIMENTO

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Pontal do Paraná, Gilberto Keserle, destaca a melhoria constante no padrão dos restaurantes da cidade. “Para o turista importa muito um bom prato com bom atendimento e as condições do estabelecimento. Acessibilidade e limpeza também. Os dois primeiros festivais duraram dez dias cada. Agora fizemos durante o todo o mês de julho. Com isso conseguimos atrair mais pessoas na baixa temporada, movimentando a economia da cidade”, explica Keserle. Ele detalha ainda que, nesse ano, a disputa do concurso gastronômico foi acirrada, com pequena diferença na pontuação entre os concorrentes.

JULGAMENTO

 No Dia da Cambira (18 de julho) os jurados se reuniram em Shangri-lá, na Pousada Paraíso do Sul. Para a degustação, foram servidos os pratos concorrentes nas três categorias em formatos porção mini e prato principal. Foram avaliados os quesitos sabor, originalidade e degustação. Além do júri técnico, os estabelecimentos foram visitados de surpresa pelo “cliente oculto”, jurado que chegou como um cliente “comum”, sem se identificar, e avaliou a qualidade do atendimento. A nota final de cada concorrente do concurso foi uma somatória das notas do júri técnico e do cliente oculto.

O 3º Festival de Gastronomia Caiçara 2023 foi realizado de 1º a 31 de julho, numa promoção da Prefeitura de Pontal do Paraná, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, com apoio da Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral); Conselho Municipal de Turismo de Pontal do Paraná; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Fomento Paraná e Secretaria do Turismo do Paraná.

Participaram do evento, além do prefeito Rudão e da vice-prefeita Patrícia Millo Marcomini, o deputado federal Toninho Wandscheer, o deputado estadual Anibelli Neto, a secretária de Cultura e Turismo de Morretes, Patrícia Cristina Assis Santos, o secretário de Meio Ambiente de Morretes, Lucas Daniel da Silva Galdino, o presidente da Adetur Litoral Nelson Cotovicz Filho, o diretor executivo da Adetur Litoral, José Reis de Freitas Filho, a coordenadora do Sebrae Litoral, Catiane Santos, o diretor de Operações do Setor Público da Fomento Paraná, Mounir Chaowiche (representando o Governo do Paraná); e os vereadores de Pontal do Paraná João Carlos “Barriga” do Rosário, José Juvanete Pereira e a vereadora Elinete Guimarães Rocha.

PREMIAÇÃO

Pela primeira vez, os vencedores do concurso em cada categoria receberem prêmios em dinheiro, no valor de mil reais (para os primeiros lugares) além de presentes ligados à cultura caiçara e um prato alusivo ao concurso, atestando a premiação e a qualidade dos estabelecimentos.

Categoria Petisco Caiçara: 3º lugar Bamboo Bar & Cozinha (Balneário Monções) com o prato “Barqueta de Cambira”. 2º lugar Restaurante 277 (Praia de Leste) servindo “Cambira no Lanço”. 1º lugar Garage Food (Praia de Leste) com “Hamburguer de Cambira”.

Categoria PF Caiçara: 3º lugar Bamboo Bar & Cozinha (Monções) “Teppan de Cambira”. 2º lugar Simples Gastrobar (Praia de Leste) “Cambira à Moda Portuguesa”. 1º lugar Restaurante Caiçara da Néia (Pontal do Sul) “Cambira do Rancho”.

Categoria Cambira Tradicional: 2º lugar Simples Gastrobar (Praia de Leste). 1º lugar Bamboo Bar & Cozinha (Monções).

CAPITAL DA CAMBIRA 

A Lei 21.222, de 6 de setembro de 2022, proposta pelo deputado estadual Antônio Anibelli Neto (MDB), concedeu ao município de Pontal do Paraná o título de Capital Estadual da Cambira. Desde sua segunda edição, o Festival de Gastronomia de Pontal também integra o Calendário de Eventos Turísticos Oficiais do Estado do Paraná. Importante na alimentação dos habitantes originários e pescadores de Pontal (depois de seco e defumado facilita a conservação) a cambira agora é servida aos turistas nos restaurantes o ano todo, tornando-se cada vez mais conhecida na cidade e no litoral do Paraná.

A tradicional culinária caiçara será celebrada, de 01 a 30 de julho de 2023, na sua terceira edição, o evento vai promover a Cambira, patrimônio da cozinha brasileira, a Cambira é prato típico do no município de Pontal do Paraná e tem como data comemorativa o dia 18 de julho.

Visitar o Festival de Gastronomia Caiçara é uma ótima oportunidade para quem quer conhecer um pouco mais a comida caiçara com seus sabores e aromas.

No festival você vai encontrar uma culinária rica, cheia de diversos elementos, além de ter a oportunidade de uma imersão cultural-gastronômica, pois a mais de 300 anos, os portugueses introduziram o sal na região, que passou a ser utilizado na conservação do peixe.

OBJETIVOS DO FESTIVAL

  • Valorizar a Pesca Artesanal;
  • Valorizar a Gastronomia Local;
  • Trazer benefícios econômicos aos participantes;
  • Promover novas oportunidades de negócios por meio do aproveitamento das potencialidades regionais;
  • Atrair visitantes para conhecer a tradicional culinária de Pontal do Paraná e degustar a CAMBIRA;
  • Agregar a valorização ao peixe defumado.

WORKSHOP

OFICINA

Convidamos você a participar da Oficina Boas Práticas na Manipulação de Alimentos

📆 19 de Julho à partir das 14h
📍 Local: Mini Auditório Primavera
Endereço: Av. Tom Jobim, 902, Primavera – Pontal do Paraná

Venha conhecer quais são os principais riscos que ocorrem na manipulação dos alimentos e como evitá-los.

Inscreva-se já no link
https://bit.ly/43kzq8F

QUEM SE INSCREVEU NA DATA DO DIA 13 DE JULHO, NÃO PRECISA REPETIR A INSCRIÇÃO APENAS CONFIRMAR PRESENÇA NO WHATS DA SECRETARIA DE TURISMO 41-993500 7978

PARA PARTICIPAR

Para Participar do Festival, os interessados poderão optar por inscrever-se somente no “Festival de Gastronomia Caiçara” (pratos elaborados com frutos do mar, uma tradição caiçara) ou para participação no Festival e no “Concurso de Gastronomia Caiçara” (receita com o peixe salgado / defumado).

O concurso foi elaborado para exaltar o nosso prato típico, a “CAMBIRA” e enaltecer a cultura e tradições locais.

A ideia do concurso é desafiar a criatividade de comerciantes e chefs a quem oferece os melhores pratos da culinária local nas categorias.

Categoria 1– Melhor Cambira Tradicional; (receita com o peixe salgado / defumado, pirão e banana- história do prato.

Categoria 2 – Melhor PF (Prato Feito) Caiçara com Cambira

O prato deverá conter frutos do mar e alguma referência à cambira. (pirão de cambira, salada de cambira, bolinho de cambira, feijão com cambira…)

Categoria 3- Melhor Petisco Caiçara (releitura da cambira)

As inscrições até o dia 30/06/2023

Para participar o estabelecimento não tem custo , é  preciso ler o regulamento e preencher a ficha de inscrição.

A proposta do Concurso de Gastronomia Caiçara é promover um desafio aos comerciantes de quem oferece o melhor prato com peixe seco e defumado.

Durante o Festival, bares e restaurantes do município, oferecerão tanto a versão tradicional da Cambira, como releituras desse patrimônio da culinária brasileira.

Vale a criatividade dos chefs e cozinheiros para chamar a atenção do público e estimular as vendas.

As categorias são:
Melhor Cambira Tradicional
Melhor PF Caiçara
Melhor Petisco Caiçara

Regulamento

 

REGULAMENTO

 

ATENÇÃO! ESTE EVENTO OCORRERÁ DENTRO DOS PRÓPRIOS ESTABELECIMENTOS INSCRITOS E NÃO IMPLICARÁ EM QUALQUER ALTERAÇÃO NO SEU FUNCIONAMENTO, SEJA NOS DIAS, HORÁRIOS OU MODO DE OPERAÇÃO.

A 3ª (segunda) edição do “Festival de Gastronomia Caiçara” será realizada entre os dias 01 de julho e 30 de julho de 2023. A realização é uma iniciativa do Município de Pontal do Paraná, com o apoio de outras instituições.

QUEM PODE PARTICIPAR

Poderá participar do evento, qualquer estabelecimento que atue no segmento de Gastronomia, que esteja legalmente estabelecido no território de Pontal do Paraná e que cumpra com as exigências especificadas no item “5” deste edital.

O Festival ocorrerá nas dependências dos próprios estabelecimentos (restaurantes, lanchonetes, bares, bistrôs…).

 1- REQUISITOS PARA A PARTICIPAÇÃO

“PONTAL CONVIDA E CAPACITA!”

Os interessados poderão optar por inscrever-se somente para participação no “Festival de Gastronomia Caiçara” ou para participação no Festival e no “Concurso de Gastronomia Caiçara”.

Para se inscrever, será necessário cumprir alguns requisitos de documentação e qualificação, porém a organização do evento está oferecendo, através de parcerias, todas as facilidades para que os interessados consigam cumprir as exigências deste chamamento. Garantindo que todos os interessados possam apresentar a documentação necessária em tempo hábil e sem dificuldades.

É vedada a inscrição NO CONCURSO de: Servidores públicos ou empregados públicos municipais, agentes políticos ou ocupantes de cargo em comissão que tenham vínculos diretos de parentesco com os funcionários da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento ou com os componentes da comissão julgadora.

Para efeito de participação no “Festival Gastronomia Caiçara”, considera-se apto o estabelecimento comercial que atender às seguintes características:

  1. Estar localizado no município de Pontal do Paraná;
  2. Possuir CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;
  3. Ter alvará de funcionamento vigente ou protocolo da solicitação de renovação.
  4. Estar cadastrado ou com protocolo de solicitação no CADASTUR;

O CADASTRO É SIMPLES E GRATUITO! É só acessar https://cadastur.turismo.gov.br/

O Cadastur é o sistema de cadastro executado pelo Ministério do Turismo para pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo e garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista.

Estes dois links são de vídeos curtos contendo informações sobre o CADASTUR e como se cadastrar.

https://www.youtube.com/watch?v=xmdrqG7QciQ     https://www.youtube.com/watch?v=3gh6PJVe59g

  1. Apresentar comprovação de participação em eventos (cursos, palestras…) de “boas práticas em manipulação de alimentos”.
  2. Obs. 1 – A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO DISPONIBILIZARÁ  QUALIFICAÇÕES GRATUITAMENTE aos interessados. As qualificações serão realizadas em horários acessíveis. As informações estarão disponíveis no link: https://gastronomiacaicara.com.br

2-  INSCRIÇÕES

Serão ofertadas 40 vagas. Caso as vagas sejam preenchidas antes do dia 30 de junho, as inscrições encerrarão automaticamente.

  1. a) Para o Festival de Gastronomia Caiçara:

Os inscritos no Festival, terão o seu estabelecimento e prato divulgados antes e durante o evento.

– Para participar do Festival, os estabelecimentos podem optar entre servir os pratos do seu dia a dia com a inclusão de frutos do mar.

  1. b) Para o“Concurso de Gastronomia Caiçara”

Os inscritos no “Festival de Gastronomia Caiçara” poderão optar pela participação no “Concurso de Gastronomia Caiçara”. Para tanto, basta que no ato da inscrição, assinalem a opção “desejo participar do concurso” indicando em quais categorias pretendem concorrer.

O concurso foi elaborado para exaltar o nosso prato típico, a “CAMBIRA” e enaltecer a cultura e tradições locais, portanto todas as categorias deverão conter a cambira como ingrediente conforme descrito abaixo

– Categorias:

Os interessados no concurso poderão optar por participar em uma ou mais categorias, devendo informar no ato da inscrição.  As categorias serão as seguintes:

Categoria 1– Melhor Cambira Tradicional; (receita com o peixe salgado / defumado, pirão e banana- história do prato, receita e vídeo aula disponíveis no link https://gastronomiacaicara.com.br

Categoria 2 – Melhor PF (Prato Feito) Caiçara com Cambira

O prato deverá conter frutos do mar e alguma referência à cambira. (pirão de cambira, salada de cambira, bolinho de cambira, feijão com cambira…)

Categoria 3- Melhor Petisco Caiçara (releitura da cambira)

Os petiscos deverão ser à base de cambira como por ex: pastéis de cambira, tortas de cambira, bolinhos de cambira, saladas de cambira, coxinhas de cambira, empadão de cambira e outros, de acordo com a criatividade de cada um.

Obs: para as categorias 2 e 3, entenda-se “Cambira” como o peixe salgado/defumado com ou sem os acompanhamentos (molho, pirão, banana…)

– Forma de inscrição

As inscrições acontecerão de forma eletrônica através do preenchimento do formulário de inscrição a disposição no link: https://gastronomiacaicara.com.br ou preenchendo o formulário https://forms.gle/6Fn1YcBhmWbxs5iCA e envio da documentação exigida que poderá ser anexada ao próprio formulário ou, em caso de dificuldades ser enviados  para WhatsApp (41) 93500-7978. 

2.1  Prazo de inscrição

As inscrições terão início no dia 15 de junho e encerrarão no dia 30 de junho, podendo ser prorrogadas e/ou alteradas por determinação da organização do evento.

Inscrições para quem participará somente do Festival de Gastronomia:

  Prazo final para inscrições: 30 de junho.

Os inscritos  até o dia 20/06 receberão o material até o dia 01 de julho.

Os inscritos  entre os dias 20/06 e  30/06  receberão o material até o dia  10 de julho.

Inscrições para quem participará do Concurso:

Prazo final:  30 de  junho. 

Obs. Os participantes do concurso terão que participar do Festival,  obrigatoriamente. Não será permitida a inscrição somente para o concurso.

As inscrições  poderão ser prorrogadas, caso ainda restem vagas para a participação.

3- CONCURSO

Realização do Concurso –

Data: 18/07/2023.- “Dia Municipal da Cambira” 

Local: a ser definido.

A Comissão Julgadora atribuirá notas seguindo aos critérios abaixo:

  1. a) Originalidade;
  2. b) Sabor;
  3. c) Apresentação;
  4. d) Atendimento.

Cada quesito será avaliado e receberá notas de 1 a 5 (um a cinco).

Haverá pontuação atribuída pelo “Cliente oculto” que avaliará também, o quesito “d” atendimento.

Obs: OS CONCORRENTES DEVERÃO FORNECER GRATUITAMENTE OS PRATOS PARA A DEGUSTAÇÃO DA COMISSÃO JULGADORA, QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS EM LOCAL E HORÁRIO A SEREM DEFINIDOS.

Critérios de desempate:

1º –  Maior nota no quesito “d”- Atendimento.

2º – Maior nota no quesito “b”- Sabor.

3.1 – Divulgação do resultado

O resultado do concurso será divulgado na cerimônia de encerramento do evento. A data e o local serão divulgados posteriormente.

3.2 – Os inscritos no concurso de gastronomia receberão  documento enviado pela organização do evento, contendo as especificações, horários  e regras  para a apresentação dos pratos além das sanções previstas em caso de descumprimento.  

4- VAGAS

  1. “Festival de Gastronomia Caiçara”:

Participarão do Festival, os 40 primeiros inscritos a apresentarem a documentação dentro do prazo previsto por esse edital.

  1. “Concurso de Gastronomia Caiçara”

As vagas para participação no concurso serão limitadas, ou seja, poderão participar os inscritos dentro do prazo estipulado por este regulamento, até que se completem as 40 vagas.

  1. c) A participação será confirmada após a análise documental, conforme descrito no item “1” deste chamamento.
  • SETORES

No ato da inscrição, os participantes do “Concurso de Gastronomia Caiçara”, deverão informar a qual setor pertencem de acordo com a relação abaixo:

SETOR 1-  Monções, Praia de Leste e demais balneários até as divisas com Santa Terezinha e Comunidade do Guaraguaçu.

SETOR 2 – Santa Terezinha e demais balneários até a divisa com Ipanema.

SETOR 3 –  Ipanema, Grajaú e demais balneários até a divisa com Shangri-lá.

SETOR 4 – Shangri-lá e demais balneários até a divisa com Pontal do Sul

SETOR 5 – Região de Pontal do Sul (Ponta do Poço, Pontal II, Jd Marines e demais localidades) e comunidade do Maciel.

SETOR 6 –  Comunidade do Guaraguaçu e Colônias Pereira e Maria Luiza.  

 Obs:  Serão consideradas “divisas” os totens de identificação de cada balneário.

 PREMIAÇÃO

Serão premiados os vencedores de cada categoria, conforme segue :

CATEGORIAS

PREMIAÇÃO

Categoria 1- Melhor Cambira Tradicional;

 

1º lugar: R$ 1000,00 (mil reais)+ Prato decorativo

2º lugar: brindes

Categoria 2 – Melhor PF (Prato Feito) Caiçara 

 

1º lugar:  R$ 1000,00 (mil reais) + Prato decorativo

2º lugar:  brindes

Categoria 3- Melhor Petisco Caiçara (releitura da cambira)

 

1º lugar R$ 1000,00(mil reais) + Prato decorativo

2º  lugar : brindes

 OBS: A data para entrega da premiação, será repassada posteriormente aos vencedores.

 PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA E VEICULAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

Todos os inscritos concordam em receber a equipe de fotógrafos e jornalistas responsáveis pela produção de imagens dos pratos a serem ofertados, mediante agendamento. As Imagens irão compor o site do “Festival de Gastronomia Caiçara. A visita do fotógrafo e/ou do jornalista será feita somente uma vez, em função da logística.  Caso o estabelecimento não possa receber a equipe para a produção das fotos, poderá encaminhar fotos próprias, porém  não serão aceitas, imagens em baixa resolução ou  que fujam ao padrão estabelecido pelo evento.

Os estabelecimentos de gastronomia precisam estar com o prato pronto a ser fotografado, ou seja, não haverá tempo hábil para que equipe de produção aguarde a produção do mesmo.

Todos os estabelecimentos inscritos concordam em autorizar o uso do seu nome, imagem e som de voz em quaisquer meios necessários para a divulgação do prato redes sociais, sites e demais veículos de comunicação antes, durante e após o festival e posterior utilização em projetos para a divulgação da gastronomia local, sem nenhum ônus adicional a Prefeitura de Pontal do Paraná e a ADETUR LITORAL.

  • DISPOSIÇÕES FINAIS
  1. a) Ocorrendo motivo de força maior que o justifique e mediante ampla e prévia divulgação aos interessados, os organizadores deste concurso reservam-se o direito de modificar os critérios de participação, bem como de fazer eventuais alterações que venham a ser necessárias à execução do projeto “Festival de Gastronomia Caiçara” e “Concurso de Gastronomia Caiçara” mantendo-se os direitos adquiridos pelos participantes até então.
    b)Os organizadores deste evento reservam-se ainda o direito de, a qualquer momento, encerrar ou prorrogar o projeto “Festival de Gastronomia Caiçara”, mediante aviso prévio e coletivo aos participantes devido as condições sanitárias da época ou decretos vigentes.
    c) As dúvidas e omissões não previstas neste Regulamento serão julgadas pelos realizadores do evento.
  1. d) A participação no “Festival de Gastronomia Caiçara” caracteriza a aceitação total e irrestrita e o reconhecimento integral dos termos e condições deste regulamento e serve como declaração de que o estabelecimento inscrito ou seu responsável não tenha qualquer embargo fiscal, legal ou outro que o impeça de receber e/ou usufruir os benefícios eventualmente concedidos.
    e) No caso de não cumprimento das normas estipuladas no regulamento, caberá à comissão organizadora, tomar todas as medidas cabíveis para resguardar os interesses do concurso.
    f) O gerenciamento de resíduos também deve ser observado, ou seja, o lixo produzido deverá ser devidamente descartado.
    g) A organização do concurso não se responsabiliza pela não leitura, por parte dos participantes, das informações contidas nos itens anteriores, não sendo o desconhecimento da classificação ou da convocação argumento aceito como razão de apelação ou recurso.

Calendário e Datas

Data do Festival: 01 a 30 de julho de 2023

Inscrições Festival:

Prazo final:  30 de junho de 2023 – até as 17h00

Para inscrições realizadas até 30/06/2316- Entrega do material promocional até o dia 10/07/23

 

Complemento do Regulamento 2023

REGULAMENTO – Complemento

CONCURSO DE GASTRONOMIA CAIÇARA 2023

O concurso compõe o Festival de Gastronomia Caiçara e visa estimular os estabelecimentos gastronômicos de Pontal do Paraná a utilizar com criatividade o peixe seco e defumado, ingrediente base para a preparação do prato típico do município, a “Cambira”.

1- INFORMAÇÕES GERAIS:

1.1 – Local: Pousada Paraíso do Sul

1.2 Endereço: Avenida Neptuno nº 48 – Balneário Shangri-lá

1.3 – Data: 18 de julho

1.4 – Horário: 9 h às 18h30

2- AMBIENTE:

2.1 Equipamentos disponíveis na cozinha:

– Fogão industrial

-Panelas

-Pratos comuns, brancos em formato quadrado

– Micro-ondas

– Geladeira

– Bancadas

2.2 regras para utilização do espaço:

  • Após a apresentação, o estabelecimento deverá recolher os seus pertences e deixar o espaço desocupado e organizado para a próxima categoria.
  • Os estabelecimentos que participarem de outras categorias, deverão organizar os pertences em local adequado, deixar a cozinha e retornar apenas no horário previsto para próxima apresentação.
  • Os equipamentos e objetos (travessas, talheres e etc…) que precisem permanecer na cozinha para outra apresentação, deverão estar acondicionados em organizadores, etiquetados.
  • Na cozinha, será permitida a permanência de apenas duas pessoas por estabelecimento, o Chef / cozinheiro(a) e um(a) ajudante.
  • Apenas o Chef / cozinheiro(a) se apresentará aos jurados. O(a) ajudante poderá auxiliar a levar os prato até a mesa, retornando em seguida à cozinha para iniciar a desocupação da bancada.
  • Todos os estabelecimentos deverão levar os pratos prontos ou semiprontos.
  • A utilização DA COZINHA será apenas para aquecimento, ou finalização dos alimentos que podem perder a qualidade se trazidos prontos (frituras, etc).
  • Os participantes que necessitarem realizar frituras, deverão levar os ingredientes necessários (óleos e etc…) e da sua preferência.
  • O espaço não dispõe de fritadeiras elétricas, mas os estabelecimentos estão autorizados a utilizar seus próprios equipamentos, se necessário.

3- TEMPO PARA APRESENTAÇÃO:

Cada participante terá 15 minutos para apresentação, distribuídos da seguinte forma:

10min – apresentação do prato e degustação

05min –considerações dos jurados

4- APRESENTAÇÃO POR CATEGORIA:

  • O estabelecimento que não estiver presente no momento da sua apresentação, deverá ocupar o final da lista da sua categoria, e perderá 0,5 na pontuação final do item “apresentação”.
  • Não será permitida a apresentação de pratos em categorias diferentes daquela em que está inscrito.
  • Os pratos deverão ser preparados para a avaliação do quesito “Apresentação” e em seguida, servidos em 05 pequenas porções para degustação.

4.1 Categoria 3- Melhor Petisco Caiçara

 Cozinha liberada a partir das 8h

Horário: 9h às 12h

Ordem de apresentação:

1- Café Caiçara

2- Garage Food

3- Yotto Sushi

4- Boguitus

5- Caiçara da Néia

6- D´Rose Gastronomia

7- Pousada Guaricana

8- Simples Gastro Bar

9 – Restaurante 277

10- Bamboo Bar & Cozinha

11- Quiosque da Ângela

12- La Playa

4.2 CATEGORIA 2 – Melhor PF (Prato Feito) Caiçara com Cambira

Cozinha liberada a partir das 12h30

Horário: 13h30 às 16h

Ordem de apresentação:

1- Restaurante da Ivete

2- Café Caiçara

3 -Yotto Sushi

4 -Caiçara da Néia

5-D` Rose Gastronomia

6- Pousada Guaricana

7- Simples Gastro Bar

8- Bamboo Bar e Cozinha

9 – La Playa

4.3 CATEGORIA 1– Melhor Cambira Tradicional; (receita com o peixe salgado / defumado, pirão e banana- história do prato, receita e vídeo aula disponíveis no link, https://gastronomiacaicara.com.br/como-preparar/.

Cozinha liberada a partir das 16h30

Horário: 17h30 às 18h30

Estabelecimentos inscritos:

1-Café Caiçara

2-Yotto Sushi

3- Simples Gastro Bar

4- Bamboo Bar & Cozinha

5.JULGAMENTO:

A Comissão Julgadora será composta por 5 membros e atribuirá notas seguindo aos critérios abaixo:

  1. a) Originalidade;
  2. b) Sabor;
  3. c) Apresentação;

5.1 Cada quesito será avaliado e receberá notas de 1 a 5 (um a cinco).

O quesito “atendimento” será avaliado pelo “cliente oculto” e fará parte da composição da nota final.

Critérios de desempate:

1º – Maior nota no quesito “d” – Atendimento.

2º – Maior nota no quesito “b” – Sabor.

* OS CONCORRENTES DEVERÃO FORNECER GRATUITAMENTE OS PRATOS PARA A DEGUSTAÇÃO

DA COMISSÃO JULGADORA.

– Os pratos deverão ser preparados para a avaliação do quesito: “Apresentação” e em seguida, servidos em 05 pequenas porções para degustação.

6 . DO RESULTADO E PREMIAÇÃO

Data: 03 DE AGOSTO

Local: A definir

Serão premiados os vencedores de cada categoria, conforme segue:

CATEGORIAS PREMIAÇÃO

Categoria 1- Melhor Cambira Tradicional;
1º – Lugar R$ 1.000,00 (mil reais)+ Prato decorativo
2º  – Lugar – Brindes.

Categoria 2 – Melhor PF (Prato Feito) Caiçara
1º – Lugar R$ 1.000,00 (mil reais) + Prato decorativo
2º – Lugar Brindes

Categoria 3- Melhor Petisco Caiçara (releitura da cambira)

1º – Lugar R$ 1.000,00(mil reais) + Prato decorativo
2º – Lugar brindes

7. PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA E VEICULAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

Todos os estabelecimentos inscritos concordam em autorizar o uso do seu nome, imagem e som de voz em quaisquer meios necessários para a divulgação do prato redes sociais, sites e demais veículos de comunicação antes, durante e após o festival e posterior utilização em projetos para a divulgação da gastronomia local, sem nenhum ônus adicional a Prefeitura de Pontal do Paraná e a ADETUR LITORAL.

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

a) As dúvidas e omissões não previstas neste Regulamento serão julgadas pela Comissão Organizadora.

b) A participação no concurso caracteriza a aceitação total e irrestrita e o reconhecimento integral dos termos e condições deste regulamento e serve como declaração de que o estabelecimento inscrito ou seu responsável não tenha qualquer embargo fiscal, legal ou outro que o impeça de receber e/ou usufruir os benefícios eventualmente concedidos.

c) No caso de não cumprimento das normas estipuladas no regulamento, caberá à comissão organizadora, tomar todas as medidas cabíveis para resguardar os interesses do concurso.

d) O gerenciamento de resíduos também deve ser observado, ou seja, o lixo produzido deverá ser devidamente descartado.

e) A organização do concurso não se responsabiliza pela não leitura, por parte dos participantes, das informações contidas nos itens anteriores, não sendo o desconhecimento da classificação ou da convocação argumento aceito como razão de apelação ou recurso.

f) Será desclassificado o estabelecimento que não utilizar a Cambira como ingrediente do prato participante do concurso, ou que vier a infringir qualquer regra deste regulamento.

Participantes do Festival 2022

Amigu`s
Beira Rio
Bistro das Flores
Boguitos
Bora Bora
Braseiro
Café Caiçara
Caiçara da Néia
Cantinho do Adilson
Cantto das Pedras
Cataia Lanches
Comea`s
Cordeiro na Lata
D`Rose
Família Copacabana
Farid
Gaivotas
Ipanema Beach
Kabanas
Karranka
La Rossi Grajaú
La Rossi Pontal do Sul
La Rossi Praia de Leste
Makai Beach Bar
Point do Pastel
Ponto do Petisco
Restaurante 277
Restaurante La Tutti
Restaurante Per Tutti
Simples Gastro Bar
Sistema X Chopperia

Participantes do Festival 2021

Amigu`s
Beira Rio
Braseiro
Bistro das Flores
Cantinho do Adilson
Cantto das Pedras Petiscaria
Cataia Petiscaria
Hotel Mata Atlântica
Karranka Pizza e Burguer
Ponto do Petisco
Restaurante Amigus
Restaurante Bom Apetit
Restaurante Café Caiçara
Restaurante da Ivete
Restaurante Sabor Brasileiro
Sistema X Choperia e Pizzaria
Yotto Sushi Gastronomia

.

GALERIA DOS VENCEDORES

VENCEDORES DO CONCURSO 2023

Cambira Tradicional
Bamboo Bar & Cozinha

PF Caiçara
Restaurante Caiçara da Neia

Petiscos Caiçara
Garage Food

VENCEDORES DO CONCURSO 2022

Cambira Tradicional
Simples Gastrobar

PF Caiçara
O Braseiro

Petiscos Caiçara
Boguitus

VENCEDORES DO CONCURSO 2021

Cambira Tradicional
Café Caiçara

PF Caiçara
Café Caiçara

Petiscos Caiçara
Sabor Brasileiro

.

LOCALIZE-SE

SETOR 1 Monções, Praia de Leste e demais balneários até as divisas com Santa Terezinha e Comunidade do Guaraguaçu.
SETOR 2 – Santa Terezinha e demais balneários até a divisa com Ipanema.
SETOR 3 – Ipanema, Grajaú e demais balneários até a divisa com Shangri-lá.
SETOR 4 – Shangri-lá e demais balneários até a divisa com Pontal do Sul
SETOR 5 – Região de Pontal do Sul ( Ponta do Poço, Pontal II, Jd Marines e demais localidades) e comunidade do Maciel.
SETOR 6 – Comunidade do Guaraguaçu e Colônias Pereira e Maria Luiza.

.

.