loader image

16 a 25 de julho

Pontal do Paraná – PR

O Festival de Gastronomia Caiçara foi idealizado para prestigiar a identidade, promover o turismo regional e difundir a Cultura Caiçara.

Em sua primeira edição, o evento vai celebrar a CAMBIRA, prato típico do litoral paranaense que tem como data comemorativa, no munícipio de Pontal do Paraná, o dia 18 de julho.

Durante o Festival, que ocorrerá entre os dias 16 e 25 de julho, bares e restaurantes do município, oferecerão tanto a versão tradicional da Cambira, como releituras desse patrimônio da culinária brasileira. Vale a criatividade dos chefs e cozinheiros para chamar a atenção do público e estimular as vendas.

Para desafiar e incentivar os comerciantes também será promovido um concurso que elegerá a “Melhor Cambira Tradicional”, o “Melhor PF Caiçara”, além do “Melhor Petisco Caiçara” que será a melhor releitura à base de CAMBIRA.

 
Entre os dias 16 e 25 de julho de 2021 você é nosso convidado para descobrir os sabores da CAMBIRA, prato típico do Litoral do Paraná, que mistura o sabor do peixe seco e defumado com a banana-da-terra e a arte do saber preparar.
 

CULTURA E
TRADIÇÕES

Ser Caiçara

Do Tupi-Guarani, caá-içara são as estacas colocadas em torno das tabas ou aldeias, e o curral feito de galhos de árvores fincados na água para cercar o peixe.

Por definição histórica, denominam-se caiçara as comunidades que se desenvolvem entre o litoral paranaense e o sul fluminense e, por sua vez, mantêmse fisicamente isoladas do planalto pela Mata Atlântica.

Mas o termo “caiçara” não define somente aquele que tradicionalmente habita o litoral. Vai muito além. Contempla os hábitos de um povo surgido da miscigenação entre índios, brancos e negros, revela os costumes da pesca, do extrativismo, da caça e da agricultura praticada entre famílias.

O universo caiçara abrange a culinária, religiosidade, saberes econômicos e artísticos de uma comunidade que sempre respeitou o tempo e os ciclos da natureza.

Foto: Charles Fernado Marins Peixoto

Porque Defumar?

“O processo de defumação de peixes ocorre através do uso do fogo. A madeira contém três componentes principais que são decompostos no processo de queima para formar a fumaça. O processo de queima é chamado de pirólise , que é simplesmente definido como decomposição química pelo calor. Os principais componentes da madeira são celulose , hemicelulose e lignina.

“As principais etapas do preparo do peixe defumado são a salga (banho ou injeção de salmoura ou sal seco), a defumação a frio, o resfriamento, o acondicionamento (ar / vácuo ou modificado) e o armazenamento. A defumação, um dos métodos de preservação mais antigos , combina os efeitos da salga, secagem, aquecimento e defumação. A defumação típica de peixes é fria (28-32 ° C) ou quente (70-80 ° C).

A defumação a frio não cozinha a carne, coagula as proteínas, inativa enzimas de deterioração de alimentos ou eliminam os patógenos alimentares e, portanto, o armazenamento refrigerado é necessário até o consumo, embora presuntos curados a seco sejam defumados a frio e não necessitem de refrigeração.

Fonte:Wikpedia

 

CONCURSO GASTRONOMICO

A proposta do Concurso de Gastronomia Caiçara é promover um desafio aos comerciantes de quem oferece o melhor prato nas categorias propostas.